Descrição
PERSPECTIVAS PLURAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO
Produção editorial
Projeto Gráfico: Assessoria de Comunicação Social do Ifes
Revisão de texto: Mariana de Carvalho Ferreira (GM Editorial)
Diagramação e epub: Ana Carolina Pereira (GM Editorial)
Capa: Wallace Coutinho Soares
Esta publicação apresenta a pluralidade de temáticas abordadas na Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, fruto da atividade de pesquisa de integrantes do Grupo de Trabalho (GT) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Esses grupos foram constituídos a partir de 2000, quando aconteceu o I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (I SIPEM).
A realização deste seminário atendia à necessidade de divulgação de pesquisas e interação de pesquisadores de instituições nacionais e internacionais. Neste ano, o então chamado GT2, intitulado Educação Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental, já apresentava resultados que remetiam a diferentes abordagens didáticas e metodológicas apoiadas em teorias do conhecimento e aprendizagem. Esses resultados subsidiavam o trabalho de conhecimentos específicos em sala de aula com recursos didáticos e tecnológicos, além de mencionar o papel do professor e sua influência sobre as motivações e interesses dos estudantes.
A partir de 2000, a cada três anos, acontece o SIPEM, que se tornou o espaço oficial dos grupos de trabalho, elegendo, por exemplo, seu coordenador e vice-coordenador. As trocas entre pesquisadores têm aumentado a cada edição, e, nesse movimento, o Grupo de Trabalho GT2 passou por alterações. Por vezes, foi dividido em subgrupos para estudos específicos, como educação aritmética e algébrica ou sobre educação geométrica, conforme apresentado no III SIPEM, em 2006.
Nos II, III e IV SIPEM, os Grupos de Trabalho Educação Matemática nas séries finais do Ensino Fundamental e o Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Médio, apesar de se constituírem separadamente e terem coordenações diferentes, se reuniram no SIPEM para compartilhar suas pesquisas.
No V SIPEM (2012) e VI SIPEM (2018), os grupos GT2 e GT3 ainda se organizaram separadamente. Foi a partir de 2018 que houve a efetiva união, fazendo com que o Grupo de Trabalho passasse oficialmente a se chamar GT2 – Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O grupo também tem por intenção agregar investigações e debates na Educação Matemática sobre outras modalidades de ensino, como a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e Tecnológica, a Educação do Campo, a Educação Indígena, a Educação Quilombola, entre outros.
A identidade do grupo se sustenta na pluralidade, seja ela de abordagens teóricas, metodológicas ou de objetos de pesquisa. A consciência dessa pluralidade revela o amadurecimento da organização do grupo. Enquanto outros GT da SBEM têm objetos e temas específicos, o GT2 tem como preocupação a articulação de referenciais teóricos e metodológicos para investigar os processos de ensino e aprendizagem dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e de outras modalidades relacionadas a objetos de conhecimento matemático.
Essa tarefa complexa sustenta-se na diversidade que se manifesta na produção de conhecimento da área de Educação Matemática e demanda de professores que, a partir dos resultados nas diferentes pesquisas, encontrem apoio para práticas pedagógicas fundamentadas e adequadas aos seus estudantes e ao seu perfil como professor.
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